Construction of thought in public policies and artistic processes with childhoods: reflections from the artistic initiation program – piá.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joice Rodrigues de Lima

Keywords

Infâncias latino-americanas, Políticas públicas, Arte educação, Processos artísticos, PIÁ

Resumen

Proponho aqui articular refexões acerca da estruturação de políticas públicas no campo das artes e infâncias, considerando algumas ações realizadas no PIÁ - Programa de Iniciação Artística, entre os anos de 2008 e 2018, especifcamente. O referido Programa acontece há mais de 14 anos, de maneira ininterrupta, nas quatro macrorregiões da cidade de São Paulo - SP, com gestão da Secretaria de Cultura em parceria com a Educação. Suas práticas são com e para crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos e artistas educadores das linguagens de música, teatro, literatura, artes visuais e dança, com a presente participação dos familiares, gestores e comunidades dos territórios onde as vivências se estabelecem. Neste contexto, dentre muitos aspectos relevantes para esta refexão, destaca-se, dentre seus eixos estruturantes, um olhar para as Infâncias que as consideram como pessoas de direitos, propositoras e criadoras artísticas, além de diretrizes práticas como a proposição de processos de criação que respeitam as temporalidades das infâncias e que prezam pela horizontalidade, diálogo, respeito e acolhimento nas relações entre educadores e crianças, priorizando a participação e defagração de processos artísticos. Considerando que tais fatores reforçam um enfrentamento à poderes hegemônicos, levanta-se a necessidade de se pensar meios para a construção de políticas públicas que estabeleçam ações comprometidas com a garantia de práticas em arte e educação que prezem pelo protagonismo e participação das infâncias. Neste sentido, a criação de políticas públicas que segurem tais eixos participativos, pode ser um caminho para processos mais respeitosos em relação à participação das crianças e adolescentes na sociedade, na esfera pública e por meio da vivência artística. Na construção deste pensamento, tomarei como fundamento principalmente documentos que relatam a própria experiência do PIÁ em suas práticas e tentativas de viabilizar a aprovação de uma Lei que o tornasse política pública efetiva na cidade, além das contribuições de pesquisadores como Anete Abramowicz, Maria Walburga dos Santos e Vera M. Ferrão Candau, no campo da Sociologia da Infância latinoamericana e Manfred Liebel e a abordagem do conceito de participação e protagonismo infantil.

Abstract 96 | PDF Portugués Downloads 66

Referencias

ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T.C. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. v.35. Campinas-SP: Educ. Soc., Campinas, n. 127, abr.-jun. 2014. p. 461-474. Disponível em http://www.cedes. unicamp.br

CANDAU, V. M. F. e RUSSO, K. Interculturalidade e educação na américa Latina: uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.

FREITAS, Fabiana R. Políticas Culturais em Arte e Educação na Cidade de São Paulo: A Secretaria de Cultura e os Programas de Iniciação Artística. Dissertação de Mestrado (PósGraduação em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofa, Letras e Humanas, 2019.

LOPES, Bruno C. O PIÁ como ruptura artístico pedagógica na cidade de São Paulo. Rev. Piapuru: Revista do Programa de Iniciação Artística – PIÁ - Constelações, 2ª edição, São Paulo, vol. 2, n.2, nov, 2014. ISSN 2358-8594. p.52-55.

OLIVEIRA, Assis C. Colonialidade do poder adultocêntrico e/nos direitos de crianças e jovens. Revista Culturas Jurídicas, Vol. 8, Núm. 20, mai./ago., 2021. Disponível em: http://www. periodicos.uff.br/culturasjuridicas. Acessado em 03/06/2022.

PUPO, Maria Lúcia de S. Barros. Em cena: mutações e desafos. O Percevejo (online) Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. Vol. 01 - 02 – julho dezembro/2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/ opercevejoonline/article/view/524.

SANTOS, Maria Walburga. Crianças no tempo presente: a sociologia da infância no Brasil. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2 (68), p. 235-240, maio/ago. 2012 [FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011 (Coleção Polêmicas do nosso tempo)].

Secretaria de Cultura. Caderno de Formação 2017. São Paulo 2017. Disponível em < https://www.slideshare.net/divform/ caderno-de-formacao-2017> acesso em ago.2018

VÁRIOS AUTORES. Piapuru: Revista do Programa de Iniciação Artística – PIÁ - Constelações, 2ª edição, São Paulo, vol. 2, n.2, nov, 2014. ISSN 2358-8594.

VÁRIOS AUTORES. EMIA, escola de artes, casa de crianças: uma experiência de 35 anos. São Paulo: SMC, 2016.

LIEBEL, M. Paternalismo, participación y protagonismo infantil. In: CORONA, Y.; LINARES, M. Participación Infantil y Juvenil en América Latina. 1. ed. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2007. p. 113-146.